Conclusão de projeto de ordenamento e gestão do litoral em Portugal
A Agência Portuguesa do Ambiente selecionou o consórcio liderado pela NEMUS (Consórcio NEMUS / Consulmar / Hidromod) para desenvolver os estudos de engenharia e de ambiente para mais um projeto piloto de ordenamento e gestão da costa portuguesa.
Tratou-se do Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental da Alimentação Artificial da Praia no Troço Costeiro a Sul da Figueira da Foz (Cova-Gala – Costa de Lavos). O projeto foi desenvolvido para mitigar a erosão costeira e melhorar as condições de estabilidade da linha de costa na região. Além disso, procurou-se reduzir a vulnerabilidade e o risco de galgamento e inundação das praias na área situada a sul da embocadura do Mondego e também a melhoria do acesso ao Porto da Figueira da Foz.
Para atingir esses objetivos, foram realizados estudos detalhados de Engenharia Costeira (desenvolvidos pela Consulmar e pela NEMUS) e simulações de transporte de longo prazo para avaliar a dinâmica da linha de costa, bem como simulações de tendências iniciais de transporte sedimentar e de resposta a eventos de tempestade, a fim de compreender a dinâmica dos processos de transporte (desenvolvidas pela Hidromod). Outra das tarefas importantes deste trabalho, foi a análise custo-benefício de sete cenários alternativos, realizada pela NEMUS, a fim de avaliar o impacte económico e ambiental das diferentes abordagens propostas.
A Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projeto (agosto de 2023), marcou um passo importante na busca por soluções arrojadas para enfrentar os desafios ambientais e climáticos que afetam a costa portuguesa. Este projeto de caráter experimental destaca a importância da colaboração entre especialistas de diversas áreas para desenvolver soluções sustentáveis para proteção da linha de costa de Portugal num contexto de alterações climáticas.