EIA da central térmica de Ressano Garcia em consulta pública
Está em curso a 2ª sessão de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental da central térmica a gás de Ressano Garcia (Moçambique), que tem estado a ser desenvolvido neste país pela Nemus, em consórcio com a empresa local Beta.
Ao longo de todo o processo tem sido realizadas várias iniciativas de participação pública, para auscultação da opinião e dos interesses das entidades e da população.
Nesta 2ª sessão a versão provisória do Relatório de Estudo de Impacte Ambiental (REIA) é apresentada a todos os interessados e fica disponível para consulta. As contribuições, comentários e questões colocadas serão respondidas e incorporados na versão final do REIA.
A avaliação do impacte ambiental incide sobre o projeto de construção de uma central a gás de ciclo combinado, que atingirá 99 MW de potência total num horizonte temporal de 23 anos. A central ficará localizada na área industrial de Ressano Garcia, próximo da fronteira com a África do Sul.
Este é um projeto de interesse nacional para Moçambique, que irá contribuir para aumentar a produção de energia em 1.200 a 2.000 MW ao ano, de acordo com os objetivos da Estratégia de Energia de Moçambique. Além de suprir as necessidades internas, esta central permitirá exportar energia para os países vizinhos.