A evolução do clima nas regiões hidrográficas do Alentejo e Algarve e os efeitos esperados das alterações climáticas nos recursos hídricos foram analisados no âmbito dos Planos de Gestão das Bacias Hidrográficas do Alentejo e Algarve, realizados por dois consórcios liderados pela Nemus.
A análise teve por base os estudos científicos realizados para Portugal e para as regiões hidrográficas do Alentejo e Algarve, assentes na construção de cenários do clima futuro a partir de modelos de circulação da atmosfera.
As alterações climáticas são uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam hoje. As evidentes assimetrias regionais na distribuição de impactes colocam a região do sul da Europa na posição mais vulnerável, com projeções de temperaturas mais elevadas associadas a situações de seca e redução das disponibilidades hídricas. Esta situação afetará sobretudo os setores económicos do turismo e da agricultura, que estão mais dependentes das condições e estado dos recursos hídricos.