A costa Alentejana de Portugal desenvolve-se no sentido Norte-Sul ao longo de vários quilómetros de arribas rochosas expostas ao mar. A dinâmica costeira desta faixa litoral implica a ocorrência de episódios de alteração da frente rochosa, o que constitui um risco, em particular considerando a presença de zonas balneares comummente localizadas na base destas arribas.
Neste trabalho, a Nemus analisou uma faixa costeira com cerca de 40 km de extensão (entre Porto Covo e a praia do Carvalhal) e identificou as principais áreas com risco de instabilidade das arribas. Os levantamentos geológicos realizados permitiram identificar os fatores concorrentes para a instabilidade e efetuar um zonamento do troço costeiro segundo o risco de queda de blocos, escorregamentos e outros tipos de movimentos de massa.
A Nemus tem realizado um número expressivo de trabalhos neste domínio, não só em Portugal mas também em África e na América do Sul, conduzindo nomeadamente vários projetos de avaliação e tratamento de arribas e campanhas de prospeção geotécnica para diversas entidades públicas e privadas.