A barra do rio Douro está enquadrada por um sistema de molhes que protege este acesso navegável a um dos maiores rios da Península Ibérica. O acesso a este estuário localizado na cidade do Porto, a segunda maior cidade do país, foi alvo de um projeto de melhoria das condições de acessibilidade e de segurança , que foi acompanhado pela Nemus, que efetuou: o Estudo de Impacte Ambiental (análises ecológicas, fisiográficas e património), assegurou a monitorização ambiental da obra (componentes de hidrodinâmica, transporte aluvionar, evolução da linha de costa e ecologia) e elaborou a avaliação da conformidade ambiental do projeto de execução .
A modelação matemática do clima de agitação permitiu avaliar os impactes sobre a hidrodinâmica e a dinâmica costeira. Foram ainda efetuados: perfis de praia, sedimentos, povoamentos macrobentónicos, entre outros.
Estes estudos foram essenciais para definir os locais de imersão dos materiais dragados, as épocas de dragagem e os tipos de equipamento mais apropriados, bem como para identificar os locais alternativos para a navegação e estacionamento de embarcações e para a descarga de pescado.
O projeto venceu ainda o prémio Secil de Engenharia Civil 2009, reconhecido como o prémio de referência da engenharia portuguesa, pelo molhe Norte da barra do Douro, da autoria do engenheiro Fernando Silveira Ramos (sócio gerente da Nemus).