Para melhorar a operacionalidade e segurança das embarcações no Terminal Marítimo do Caniçal foram realizadas obras de expansão contemplando o prolongamento do molhe exterior, a melhoria da estrada de acesso e a realização de terraplenos.
Neste projeto, a Nemus avaliou os impactes da expansão e a eficácia das medidas de minimização executadas, através da verificação da qualidade da água, dos sedimentos, dos ecossistemas aquáticos e do ruído.
Após a obra, a Nemus verificou o cumprimento das condições impostas pelos procedimentos de avaliação de impacte ambiental e reavaliou os efeitos decorrentes da expansão do porto: foram realizadas recolhas e análises de amostras de água, sedimentos e elementos da flora e fauna aquáticas, além de medições dos níveis sonoros e de censos visuais dos habitats aquáticos, nas fases de construção e exploração do projeto.
O portfólio da Nemus inclui já perto de uma dezena de trabalhos nos portos da Madeira, entre estudos de impacte ambiental, auditorias ambientais, planos de gestão de resíduos e diversas monitorizações.