Esta faixa litoral localizada no Norte de Portugal é uma zona dunar com habitats ecologicamente relevantes. No entanto, é simultaneamente um ecossistema sensível e a evolução (atual e previsível) do seu estado de conservação apresenta alguns sinais preocupantes. A área fica particularmente vulnerável durante o Verão, devido à pressão humana imposta pelo elevado número de pessoas que aqui acorrem para a prática balnear.
O projeto da Nemus teve como objetivo realizar um conjunto de ações integradas que permitissem a fruição das praias de forma ordenada e, simultaneamente, recuperar, proteger e valorizar os sistemas dunares. A ação centrou-se na zona ribeirinha e incidiu na melhoria da qualidade do cordão dunar e da sua envolvente direta.
Foram realizadas intervenções sobre a vegetação, ações de estabilização mecânica, integração e proteção biofísica de taludes, ordenamento dos acessos, montagem de equipamentos de apoio à estadia e de outras estruturas disciplinares da utilização do espaço, bem como instalação de um sistema de educação ambiental.