A Lagoa de Óbidos é um dos complexos sistemas lagunares costeiros da costa Portuguesa. Com um comprimento de quase 6 km e largura máxima de 1,5km, esta lagoa apresenta uma tendência natural para o assoreamento devido a uma taxa de entrada de sedimentos a partir de terra (rios) e do mar superior àquela de saída de sedimentos para o meio marinho.
O projeto de requalificação da lagoa de Óbidos elaborado pela Nemus teve como objetivo contrariar o progressivo assoreamento e garantir a abertura permanente desta lagoa ao mar, visando a gestão sustentável da lagoa e a melhoria das condições para o desenvolvimento das várias atividades económicas e recreativas. Entre outros trabalhos, este projeto incluiu a construção de um dique de guiamento e a dragagem de um grande volume de sedimentos lagunares.
Além da avaliação ambiental, o trabalho conduzido pretendeu identificar a alternativa mais favorável para a deposição temporária dos materiais finos dragados, até poderem ser utilizados na recuperação ambiental de pedreiras.
O estudo compreendeu diversas análises e trabalhos de campo, entre os quais: simulações matemáticas de hidrodinâmica, a realização de campanhas de recolha e análise dos sedimentos e das comunidades macrobentónicas presentes nos fundos, medições dos níveis sonoros e o levantamento do potencial arqueológico nos sedimentos submersos e marginais.
Desde 1997, a Nemus já colaborou com o Instituto da Água e com outras entidades gestoras de recursos hídricos em cerca de três dezenas de projetos.