O plano geral de urbanização de KaTembe prevê uma das maiores operações de desenvolvimento urbano planeado das últimas décadas, comparável em dimensão e ambição a experiências como Brasília, no Brasil, ou Chandigarh, na Índia. O plano incide sobre uma área de cerca de 4.000 hectares para onde se prevê um importante desenvolvimento urbano, organizado em 13 unidades de execução, incluindo a construção de uma ponte que liga Maputo a KaTembe, uma nova rede de estradas, novas infraestruturas, espaços verdes, melhor alojamento, entre outros.
As análises económicas do plano geral de urbanização de KaTembe e dos planos parciais de urbanização das unidades de execução 3 e 10 realizadas pela Nemus foram um contributo essencial para montar o modelo de financiamento da operação, com um custo total estimado em quase 3 biliões de dólares norte-americanos.
A Nemus analisou a informação sobre custos de investimento associados às diferentes especialidades de infraestruturas, bem como estimativas de custo associados ao reassentamento das populações afetadas, em paralelo com as capacidades de edificabilidade de modo a assegurar o equilíbrio económico-financeiro do processo de urbanização.