A Nemus conduziu um conjunto de estudos para estimar o balanço ambiental das intervenções realizadas pelo programa Polis na cidade de Agualva-Cacém e monitorizar a qualidade do ar, da água e acústica do ambiente.
A monitorização envolveu a colheita e análise de amostras de água, a medição de poluentes atmosféricos através da instalação local de um laboratório móvel, a medição de ruído ambiente e a elaboração de mapas de ruído para a situação pré e pós-intervenção. Os estudos de opinião basearam-se em entrevistas com residentes e representantes das atividades económicas locais.
O Programa Polis é uma operação integrada de requalificação e valorização ambiental para melhorar a qualidade do ambiente urbano. A colaboração da Nemus estendeu-se por sete anos, proporcionando um acompanhamento regular e consistente das condições ambientais na zona desde a fase de pré-intervenção.
O êxito da abordagem e dos resultados obtidos levaram à realização de trabalho semelhante para a PolisAlbufeira e de um conjunto de outras intervenções para Sociedades Polis e para a ParqueEXPO, empresa pública promotora da Exposição Universal de Lisboa de 1998, posteriormente reconvertida para dinamizar projetos de planeamento e regeneração urbana.