O plano de desenvolvimento regional KaTembe-Ponta do Ouro propõe uma estratégia de desenvolvimento do território numa área de 4 mil km2 entre a Baía de Maputo e a África do Sul, identificando os eixos de dinamização prioritária e as infraestruturas previstas e criando o quadro adequado para os planos e projetos futuros na região.
O plano propôs um modelo territorial ancorado nos aspetos centrais do desenvolvimento humano (saúde, educação, acesso a água potável), sem descurar a conservação da natureza, o ordenamento do território, o emprego e desenvolvimento económico.
A proposta de ordenamento do território e o programa de desenvolvimento económico, social e ambiental decorrentes do modelo territorial equilibraram as dinâmicas do desenvolvimento económico e urbano com a conservação da natureza e a criação de infraestruturas e equipamentos. A avaliação ambiental a que o plano foi submetido permitiu valorizar áreas com interesse económico, agrícola, florestal, ambiental e cultural e delinear normas orientadoras da gestão e uso do território, tendo em conta as suas aptidões e condicionantes.