Salvador é o município mais populoso da região nordeste do Brasil e o terceiro do país, com graves problemas ambientais decorrentes do crescimento desordenado. O processo de requalificação da Cidade de Salvador pretende recuperar a dinâmica perdida devido à expansão urbana da cidade, que causou uma clara degradação das áreas portuárias e do centro histórico.
Os estudos ambientais e socioeconómicos realizados pelo consórcio Nemus/ V&S Ambiental integram, com os estudos urbanísticos, uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) autorizada pelo Conselho Gestor de Concessões do Município de Salvador, a qual tem como objeto a requalificação urbanística das áreas da Orla Atlântica de Salvador, Centro Antigo e Península de Itapagipe.
Os temas focados na avaliação ambiental – património natural e cultural, população e equipamentos urbanos e uso do solo, ordenamento do território e urbanismo – procuram evidenciar as prioridades definidas pela equipa responsável pelos estudos urbanísticos, incluindo ainda uma componente de avaliação de riscos sociais e naturais.