A avaliação ambiental estratégica do Plano Diretor Municipal (PDM) de Bragança inseriu-se no processo de revisão que garante a adequação do ordenamento do território à evolução do concelho e da região.
O trabalho da Nemus descreveu e avaliou os efeitos do plano no ambiente, as alternativas razoáveis tendo em conta os objetivos definidos pelo município e o âmbito de aplicação territorial. Foram definidos e estudados os fatores críticos de decisão mais relevantes para as transformações territoriais deste concelho, designadamente o uso do solo e ordenamento do território, os recursos naturais e património, a biodiversidade e a competitividade territorial. O relatório ambiental produzido permitiu definir um sistema de indicadores de monitorização ambiental da implementação do PDM para aplicação e divulgação pelo município.
Nesta área, o portefólio de trabalhos da Nemus inclui várias dezenas de avaliações ambientais estratégicas realizadas para municípios portugueses e para empresas de planeamento urbano e desenvolvimento imobiliário.