Um conjunto de megaprojectos relativos à produção offshore de petróleo e gás, e infra-estruturas relacionadas, resultou numa série de transformações significativas na Região da Bacia de Santos do Brasil. A missão consistiu na realização de uma avaliação de impacto cumulativa (CIA) das actividades de produção offshore de petróleo e gás da Petrobras (a partir da camada pré-sal) na costa do Brasil.
A CIA incluiu uma análise integrada dos impactos dos principais factores de pressão (acções e actividades humanas, eventos naturais, ambientais e sociais, independentemente da origem / responsabilidade / tipologia da actividade) sobre os factores ambientais e sociais seleccionados ao longo do tempo na área de influência do projecto, para a identificação da acumulação e interacção sinérgica entre eles.
A área de influência abrange uma área costeira de mais de 10.000 km2 e uma população de quase 13 milhões de pessoas, composta por 26 municípios do Estado de São Paulo (SP) e do Estado do Rio de Janeiro (RJ). No total, a missão inclui o desenvolvimento de 4 AICs:
• AIC da Região Metropolitana da Baía de Santos
• AIC do Litoral Norte-SP
• AIC do Litoral Sul Fluminense-RJ
• AIC da Baía de Guanabara e Maricá-RJ