As análises realizadas pela Nemus enquadram-se no estudo de impacte ambiental da central de ciclo combinado de Sines, um projeto que pretende implementar uma central de ciclo combinado a gás natural na região de S. Torpes, próximo da central termoelétrica de Sines e do porto de Sines. Em 2001 a Nemus analisou as componentes de ecossistemas aquáticos para a IDOM e, em 2004, a de ecologia, para a Procesl, tendo como cliente final a EDP.
O processo de avaliação de impactes sobre os ecossistemas marinhos foi conduzido de forma a distinguir os impactes causados pela imprevisibilidade natural que resulta da variabilidade temporal e espacial das comunidades, dos processos complexos de desenvolvimento das espécies e das relações interespecíficas que determinam a estrutura da comunidade.
Sendo este potencial analítico apenas alcançável através do correto planeamento do desenho experimental, concebido para despistar as variações naturais, o estudo assentou na utilização das zonas marinhas sob influência da central termoelétrica de Sines como modelo preditivo da evolução futura da zona de implementação do projeto em análise.