O projeto em causa é a construção de uma central de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), onde será feito o enchimento de botijas e seu armazenamento temporário, para distribuição. A central ficará localizada em Nacala, Província de Nampula, Moçambique, a cerca de 8 km do porto marítimo, numa área industrial da periferia da cidade. É através do porto que chegará o gás (proveniente de várias origens) que será transportado em autotanques até à central. Esta será o ponto de origem da distribuição de botijas para o interior do país.
A Nemus elaborou o Estudo de Impacto Ambiental deste projeto que irá ocupar um terreno de 3.200 m2 num lote de aproximadamente 6.000 m2, previsto para expansão.
A natureza do projeto – armazenamento de combustível – determinou a importância duma avaliação abrangente e aprofundada dos seus potenciais efeitos, em particular considerando a sua proximidade a uma zona costeira de elevada importância e sensibilidade ambiental, onde ainda subsistem relevantes manchas de mangal e onde a pressão populacional e de desenvolvimento industrial é já muito elevada, com tendência para aumentar.