O trabalho realizado, em colaboração com a Consulmar, faz parte da componente ambiental do plano de pormenor da zona do terminal de granéis líquidos do porto de Aveiro e diz respeito à definição dos cenários de ocupação e à elaboração dos planos de emergência e de monitorização.
Após o diagnóstico inicial dos valores ambientais existentes na zona de influência do futuro terminal de granéis líquidos do porto de Aveiro, o estudo analisou as várias possibilidades de integração ambiental e de naturalização das lagoas de decantação e do canal de drenagem de chuvas e de lavagem das areias extraídas pelos concessionários a instalar no extremo sul/poente do terminal de granéis líquidos. Ao longo dos taludes e motas das estruturas hidráulicas foi instalada vegetação natural, para promover as suas funções ecológica e paisagística e contribuir para a amenização do local a intervencionar.
Dada a integração numa zona de elevada sensibilidade e valia natural como a ria de Aveiro, a solução proposta adquire ainda maior interesse, considerando-se, do ponto de vista ambiental, uma excelente oportunidade para compatibilizar esta área do TGL com a envolvente natural.