Os principais objetivos desta consultoria são a revisão e a avaliação do quadro jurídico moçambicano para a implementação da Estratégia REDD+ no país.
A estratégia REDD+ pretende reduzir as emissões provenientes da desflorestação e degradação florestal, através duma gestão florestal sustentável que promova não só o aumento do sequestro de carbono (contribuindo assim para o combate às alterações climáticas a nível mundial), mas que beneficie também a população e o país (repartindo benefícios que contribuem para reduzir a pobreza e melhorar o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade).
O projeto envolve a revisão e análise da informação existente sobre o REDD+ em Moçambique, a identificação das instituições, entidades e partes interessadas relevantes, a formação e capacitação da unidade técnica envolvida e a organização e coordenação de workshops direcionada ao esclarecimento e envolvimento públicos.
Para um país como Moçambique, onde cerca de 70% da área territorial está coberta por florestas e outros tipos de vegetação, a implementação da estratégia REDD+ representa um enorme passo na direção certa. A perda anual destes recursos cifra-se já em 0,6% ou em 219.000 ha, de acordo com o inventário florestal de 2007.