A Nemus produziu diversos trabalhos para a delegação do Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos para avaliação de incidências, acompanhamento, auditoria e monitorização ambientais da extração de inertes no rio Douro.
Em 2003, a Nemus estudou o troço Entre-os-Rios – barragem do Carrapatelo, realizando a caraterização físico-química de sedimentos e a avaliação de incidências ambientais das atividades de dragagem, transporte a depósito, operação de estaleiros e areeiros nas componentes suscetíveis de serem alteradas pelas intervenções, nomeadamente a qualidade do ar, ruído, qualidade da água e dos sedimentos e ecologia.
Em 2004, análises semelhantes foram realizadas em 7 lotes para extração de inertes entre Pé de Moura e Lomba e, em 2005, foi concluído um plano de acompanhamento ambiental e de monitorização para a atividade neste troço do rio Douro, com base nas medidas e recomendações preconizadas no estudo e em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. A colaboração manteve-se até 2009, com a prestação de assessoria técnica ao IPTM e a realização de uma auditoria.
Constituindo o documento orientador para as ações a desenvolver pelos areeiros em matéria de ambiente, o plano de acompanhamento ambiental da extração de inertes no rio Douro pretendeu assegurar o cumprimento da legislação ambiental, o adequado desenvolvimento da atividade extrativa e a prevenção e resposta em situações de emergência.